Notícias

Sociedades Portuguesas de Neurossonologia e de Neurologia aprovam critérios para Reconhecimento de Formação Específica em Neurossonologia

O desenvolvimento recente das técnicas neurossonológicas obrigou à diferenciação em paralelo dos médicos seus executantes. Atendendo à especificidade destas técnicas, integrando conhecimento sobre patologia neurológica, princípios ecográficos, hemodinâmicos e anatómicos, as Sociedades de Neurossonologia e Neurologia, publicam um documento enumerando os critérios que reconhecem os profissionais com formação específica em Neurossonologia. Este reconhecimento procura objetivar os conhecimentos necessários aos exames neurossonológicos, promovendo a diferenciação destes profissionais e deste modo exames de qualidade.


As direções da SPNS e SPN.


Cartaz

Balanço dos anos 2012-2018 da SPNS

Terminou este ano o mandato dos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia (SPNS) de 2012-2018. E no final destes anos prevalece uma sensação mista de dedicação, dever cumprido, realização, mas também perceção do grande trabalho que ainda há pela frente. Por tudo o que foi feito e pelos desafios que persistem, a direcção cessante da SPNS elaborou um balanço destes anos de dedicação neurossonológica.


Balanço

Novos órgãos sociais da SPNS eleitos para o triénio 2018-2021

No passado dia 14 de novembro de 2018 foram eleitos por unanimidade os novos órgãos sociais da SPNS para o triénio 2018-2021. Os desafios e objectivos são muitos, mas é convicção dos órgãos eleitos que se conseguirá prosseguir o trajeto de sucesso científico, académico e formativo da sociedade! E a primeira mensagem é precisamente para os órgãos que cessam funções, agradecendo a sua grande dedicação e sucesso alcançado! O trabalho e desafios continuarão, promovendo e otimizando a formação em Neurossonologia. Com o apoio de todos os que se dedicam à Neurossonologia nacional, fortaleceremos a sociedade e, com isso, a prática disseminada de boas práticas, sempre com o intuito da melhoria de cuidados clínicos!


E agora… ao trabalho!


Objetivos

Curso de Neurossonologia 2018

No dia 14 de novembro no Hotel Porto Palácio, no Porto, decorreu o Curso de Introdução à Neurossonologia. Foram 6 horas dedicadas por inteiro a aplicações clínicas da Neurossonologia, lecionadas e orientadas pelos neurossonologistas nacionais de maior experiência.

Network of European Reference Centers in Neurosonology (ERN Sono)

A Academia Europeia de Neurologia (EAN) e a Sociedade Europeia de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral (ESNCH) estabeleceram os critérios para atribuição do certificado de laboratório europeu de referência de neurossonologia.

A Sociedade Portuguesa de Neurossonologia incentiva à leitura dos critérios de qualidade definidos na ligação abaixo, no sentido da promoção da prática da neurossonologia e da melhoria progressiva da atividade assistencial, de formação e de investigação nesta área em Portugal.

São também objetivos desta cerificação o estabelecimento de uma rede que permita oferecer um programa de formação e treino, que promova o progresso tecnológico, a aplicação da neurossonologia a novas áreas e a participação em ensaios clínicos.


+Info

Manual de Neurossonologia da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics

Está já publicado o manual europeu de Neurossonologia, com o patrocinío científico da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH). Trata-se de um livro actual, que aborda todos os principais temas da Neurossonologia e reúne grande parte da "elite científica neurossonológica".

Como membro associado da ESNCH, a SPNS associa-se na divulgação deste livro.


Arquivo de notícias

4th Congress of the European Academy of Neurology

In 2018 the European Academy of Neurology will come to Portugal! This will certainly be a decisive moment for portuguese Neurology! In line with previous editions of the meetings, Neurosonology will be a strong topic. Two specific workshops will take place on Neurosonology: On the 17th of June there will be na hands-on course on “Ultrasound in vascular diagnosis - Level 1”. This course will offer all participants the foundations for the performance and interpretation of neurosonological techniques in the diagnosis of neurovascular conditions. Of particular interest will be the hands-on part, where participants will be able to aply these principles, being tutored by some of the main european experts in the field. On the 19th of june there will be a second neurosonological teaching course “Advanced Neurosonology - Level 3”. In this course, the participants will receive formation on more advanced techniques such as detection of patent foramen ovale, transorbital neurosonology, sonothrombolysis and ultrasound study of basal ganglia for Movement Disorders. This will certainly be an opportunity both for physcians starting their formation in Neurosonology and experienced practicioners interested in expanding their skills.

We wish everyone a neurosonological EAN!

The SPNS



Curso de Introdução à Neurossonologia 2017

No dia 15 de novembro no Hotel SANA em Lisboa terá lugar o Curso de Introdução à Neurossonologia. Serão 6 horas dedicadas por inteiro a aplicações clínicas da Neurossonologia, lecionadas e orientadas pelos neurossonologistas nacionais de maior experiência.

O curso será organizado em módulos teórico-práticos durante a manhã, com informação e exemplificação da aplicação das técnicas neurossonológicas à prática clínica. Abordando desde os princípios ultrassonográficos, à definição anatómica e funcional, até à identificação e classificação patológica.

Na parte da tarde, os participantes dividir-se-ão em grupos práticos, onde terão oportunidade de realizar eles próprios estas técnicas, com a tutorização de neurossonologistas experientes, tendo a oportunidade de colocar dúvidas e interagir com os formadores.

Como principais novidades do curso deste ano, refere-se o ajuste do período matinal para palestras teórico-práticas, orientadas para as decisões clínicas, bem como a introdução de um novo tema: a ecografia dos gânglios da base, com aplicabilidade crescente em Doenças do Movimento.

Poderá encontrar o programa definitivo aqui.



Neurossonology 2017

22nd Meeting of ESNCH (ESNCH 2017)

Foi já anunciado o próximo congresso da ESNCH (European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics). Terá lugar no mês de maio/2017 em Berlim. Na sequência de edições anteriores, espera-se uma elevada qualidade científica com a participação de todos os líderes mundiais de Neurossonologia e hemodinâmica cerebral, fazendo votos que a delegação nacional mantenha a sua participação activa.



Curso de Neurossonologia 2016 da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia

No dia 23 de novembro de 2016 teve lugar o curso anual de Neurossonologia da SPNS, organizado no decorrer do congresso de Neurologia 2016. Foi mais um sucesso em número de formandos e qualidade da formação prestada. Este ano, além da participação dos elementos nacionais mais experientes nestas técnicas, tivemos o privilégio de contar com a presença do Prof. Mario Siebler. Proveniente de Dusseldorf, trata-se de um eminente neurossonologista europeu com vasta experiência na aplicação de técnicas ultrassonográficas a patologias não vasculares como neuropatias periféricas e outras doenças neuromusculares além de avaliação ocular, especialmente em contexto neurocrítico como indicador da pressão intracraniana.

Como já é tradição, depois da explicitação dos conhecimentos teóricos, os formandos tiveram a oportunidade de praticar estas técnicas com ecógrafos, beneficiando de tutores para corrigir e aconselhar a melhor técnica de exame.


Aqui ficam algumas imagens do evento:



Curso de Neurossonologia 2016 da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia

Terá lugar no dia 23 de novembro de 2016 o curso de Neurossonologia da SPNS. Decorrerá durante o congresso de Neurologia da SPN. Farão parte do curso uma parte teórica, outra teórico-prática com aplicação de conhecimentos e uma grande sessão prática “hands-on”, onde se poderá aprender e partilhar experiências com os instrutores.
Este ano teremos ainda a honra e prazer de poder contar com o Prof. Mario Sibler da Universidade de Dusseldorf, Alemanha, um eminente neurossonologista, que falará sobre aplicações não vasculares da Neurossonologia.

O programa provisório poderá consultar-se aqui.

A SPNS



Neurossonology 2016

21st Meeting of ESNCH (ESNCH 2016)

Irá decorrer, de sexta-feira 13 a segunda-feira 16 maio de 2016, a 21ª reunião da ESNCH (ESNCH 2016), em Budapeste, Hungria.



Curso de Neurossonologia 2015

Decorrerá no dia 11 de Novembro de 2015 um novo curso de introdução à Neurossonologia. O curso estará incluído no programa do congresso Português de Neurologia, com lugar em Lisboa.
Manterá o modelo de cursos prévios, incluindo uma parte teórica, seguida de discussão teórico-prática de casos tipo e, durante a tarde, terá lugar sessão prática. Nesta sessão, os formandos serão distribuídos em grupos e todos terão a oportunidade de executar diferentes técnicas neurossonológicas em condições patológicas e fisiológicas, sempre tutorados por neurossonologistas, disponíveis para interagir e partilhar conhecimentos e experiências.
O objectivo será fornecer aos participantes uma base teórica e prática para o início efectivo de aprendizagem neurossonológica.



Curso de Neurossonologia 2014

No dia 12 de Novembro de 2014 teve lugar o primeiro curso de introdução ao estágio de Neurossonologia. Foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Neurossonologia (SPNS) e incluiu quase nove horas dedicadas à aplicação do ultrassom na Neurologia. O elevado número de inscritos anteviu o sucesso do evento que concentrou internos de Neurologia de todo o país. O curso foi estruturado numa introdução teórica, fase teórico-prática com discussão de casos clínicos educativos e uma sessão prática onde todos os participantes tiveram a oportunidade de experimentar a utilização de diversas técnicas neurossonológicas.
A SPNS agradece a todos os palestrantes pelo elevado nível científico do curso, aos representantes das marcas de equipamentos que gentilmente cederam para o curso e, principalmente, aos formandos, que pelo seu interesse e dedicação facilitaram o papel dos formadores.
Estamos certos que o sucesso deste evento alicerçará novas acções de formação neurossonológica.



Edição especial em Neurossonologia e Hemodinâmica cerebral

Já disponível online, com os proceedings do Neurosonology 2013!

A Sociedade Portuguesa de Neurossonologia tem a honra de anunciar a publicação de uma edição especial em Neurossonologia e hemodinâmica cerebral do International Journal of Clinical Neurosciences and Mental Health, juntando os principais desenvolvimentos apresentados durante a reunião conjunta da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH) e Cerebral Autoregulation Network (CARNet) em 2013. Os vários artigos refletem o elevado nível científico da reunião, compilando revisões, pontos de vista, contribuições originais com achados inovadores e casos clínicos entusiasmantes.

A versão completa está disponível livremente online.



Neurosonology 2014 em Roma

Em Maio de 2014 terá lugar o 19º encontro da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH). Roma, a cidade eterna, será anfitriã deste importante evento no calendário das neurociências. É com efeito, a mais antiga e importante reunião mundial de Neurossonologia, prometendo reunir os principais peritos mundiais na área.

O programa científico foi já publicado e deixa antecipar uma reunião de significativa importância. Dando continuidade ao sucesso dos encontros prévios, as atividades estendem-se por quase 30 horas de discussão dos principais temas neurossonológicos da atualidade. Iniciar-se-á pelos valiosos cursos de formação, vocação antiga da sociedade e sempre bastante concorridos. Posteriormente haverá uma reunião de consenso relativa à Neurossonologia em contexto de Anemia de Células Falciformes, patologia onde assume papel de nuclear importância. Destaca-se ainda a “aula magistral” de Rune Aaslid, o pioneiro na aplicação do ultrassom ao estudo vascular cerebral, há mais de 30 anos. No último dia da reunião terá lugar uma discussão sobre as linhas orientadoras de boa prática para um laboratório de Neurossonologia reconhecido pela ESNCH, sessão que se antevê concorrida e importante para regular a atividade das diversas sociedades nacionais.