A Sociedade Portuguesa de Neurossonologia

Historial e Objetivos

A doença vascular cerebral é a primeira causa de morte em Portugal e contribui para a incapacidade permanente de uma importante faixa populacional. De forma crescente, os estudos ultrassonográficos da circulação cérvico-cefálica, a par da neuroimagem parenquimatosa, têm-se revelado como um auxiliar diagnóstico precioso e indispensável no estudo e monitorização destes doentes. Face ao desenvolvimento nos últimos anos da Neurossonologia em Portugal, os neurologistas que se dedicam a esta área sentiram necessidade de se organizarem colectivamente, de forma a melhor fomentarem a formação, investigação, e defenderem a boa prática dos estudos da circulação cerebral, área afecta à sua especialidade de base.

Com essa finalidade constituiu-se em 2001 a Sociedade Portuguesa de Neurossonologia (SPNS), tendo sido sócios fundadores os Drs. Víctor Oliveira, Elsa Azevedo, Grilo Gonçalves e Carlos Correia. A Sociedade tem vindo a aceitar inscrições de sócios que terão de ter formação profissional na área das neurociências e estar de acordo com os objectivos da sociedade.

A SPNS é sociedade filiada da Sociedade Portuguesa de Neurologia. Mantém, em particular, relações estreitas também com a Sociedade Portuguesa do AVC. Em relação a sociedades congéneres no estrangeiro, a SPNS foi aceite como membro filiado da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH). Esta sociedade organiza as reuniões anuais de neurossonologia na Europa, tendo lugar em proximidade com as reuniões da European Stroke Conference. O seu trabalho tem sido pautado por critérios semelhantes aos que defendemos e que são fundamentalmente a prática da qualidade e uniformidade de critérios. Em 2001 o nosso país foi pela primeira vez anfitrião dos investigadores mundiais da área da neurologia que se dedicam ao estudo da hemodinâmica cerebral, ao organizar em Lisboa a 6ª Reunião da Sociedade Europeia de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral (ESNCH), a que nesse ano se juntou a reunião do Neurosonology Research Group da Federação Mundial de Neurologia (WFN). A organização local foi da responsabilidade de membros da SPNS, e a reunião decorreu com grande êxito.

Órgãos Sociais

Direção

Presidente

Vice-presidente

Vice-presidente

Secretário-geral

Tesoureiro

João Sargento Freitas

Elsa Azevedo

Vítor Oliveira

Fernando Silva

Pedro Castro

Assembleia Geral - Mesa

Presidente

Secretário

Vogal

Miguel Rodrigues

Rui Felgueiras

Alexandre Amaral e Silva

Conselho Fiscal

Presidente

Vice-presidente

Secretária

Manuel Manita

Sofia Calado

José Mário Roriz